155

Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida turma -2025D-32.DGE

Apresentação

Em todo o tipo de atividades, os cidadãos correm riscos inerentes às mesmas. Assim sendo, consideramos pertinente dar conhecimentos básicos de socorrismo a esses cidadãos, para que mais facilmente possam agir e socorrer vítimas em caso de acidente ou doença súbita. No que concerne à prática docente, consideramos importante a aquisição de competências básicas na área do socorrismo, pois algumas situações de emergência poderão ocorrer em contexto de sala de aula e/ou espaços comuns (recreio, refeitório, ginásio, etc…). Assim, existe uma necessidade de os professores serem dotados de competências básicas para intervirem em situações de emergência, até à chegada de ajuda diferenciada (112), pois na maioria dos casos, basta um simples gesto para fazer toda a diferença, isto é, ganhar tempo até à chegada das equipas de emergência médica. Para isso, é necessário agir de forma calma e segura, seguindo protocolos pré-estabelecidos para o efeito. O socorro a uma vítima começa com a deteção de qualquer incidente e, se necessário, com a correta e atempada chamada para a central de emergência 112. Qualquer indecisão, nesta fase, poderá comprometer todo o socorro e, a consequente vida da vítima.

Destinatários

Educadores, docentes do 1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário, docentes de educação especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores, docentes do 1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário, docentes de educação especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Adquirir as competências necessárias para a correta prestação de cuidados básicos de socorro, inerentes a um estabelecimento escolar; - Compreender o que é o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e quais os seus intervenientes; - Saber ativar o sistema de emergência médica (112); - Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência, os seus princípios e a sua importância; - Reconhecer a importância da prevenção de acidentes num estabelecimento escolar; - Conhecer as técnicas de socorrismo básico e suporte básico de vida a aplicar ao adulto e criança; - Saber o Algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV) e o Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea (OVA) no adulto e criança; - Conhecer os mecanismos e causas dos traumatismos em contextos escolares; - Desenvolver capacidades para agir de forma apropriada em caso de acidente ou doença súbita.

Conteúdos

No que diz respeito à mudança de práticas, pretendemos: a incorporação de rotinas de segurança e primeiros socorros no dia a dia escolar; maior proatividade dos docentes perante situações de risco, com respostas rápidas e adequadas; promoção de uma cultura preventiva entre alunos e restante comunidade escolar. Relativamente aos procedimentos e/ou materiais didáticos: atualização dos protocolos escolares para situações de emergência; integração de novos procedimentos de suporte básico de vida conforme as diretrizes mais recentes; estabelecimento de canais de comunicação imediatos com os serviços de emergência; adaptação dos conteúdos lecionados para incluir componentes práticas de primeiros socorros; utilização de recursos interativos como materiais de apoio; inclusão de casos práticos para contextualizar a aprendizagem. Este tipo de formação não só melhora a capacidade de resposta dos docentes, como também promove um ambiente escolar mais seguro e consciente, aumentando a confiança dos professores e contribuindo para a formação cívica e humanitária dos alunos. 1ª Sessão – 2,5 Horas - Apresentação - Conteúdos da ação - Calendarização - Metodologia aplicada - Avaliação da ação Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) 2ª Sessão – 3 Horas Cadeia de Sobrevivência (Adulto/Criança) Riscos para o Socorrista Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança) – Teórica/Prática 1 3ª Sessão – 3 Horas Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança): Teórica/Prática 2 - As etapas do Suporte Básico de Vida (Algoritmo) - Posição Lateral de Segurança 4ª Sessão – 3 Horas Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança): Prática 3 - Obstrução da via aérea (Adulto/Criança) - Desobstrução da Via Aérea (Algoritmo) 5ª Sessão – 3 Horas Emergências Médicas: - Dificuldade Respiratória - Dor Torácica - Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Convulsões (Adulto / Criança) 6ª Sessão – 2,5 Horas Emergências Médicas (cont.): - Diabetes Mellitus - Intoxicações - Choque 7ª Sessão – 3 Horas Traumatologia (geral/contextos escolares) Controlo de Hemorragias Lesões dos tecidos moles Lesões osteoarticulares 8ª Sessão – 2,5 Horas Traumatismos crânio-encefálicos e vertebromedulares. Lesões Ambientais Queimaduras 9ª Sessão – 2,5 Horas - Banca de Avaliação Prática de SBV - Algoritmo - Avaliação da ação de formação

Metodologias

A metodologia utilizada visa a aquisição de conhecimentos por parte dos formandos contemplando uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica (aprendizagem cognitiva), será utilizado o método expositivo e interativo, como apresentações multimédia (slides, vídeos ilustrativos) para introduzir conceitos e explicação das diretrizes mais recentes e atualizadas nesta área; discussões guiadas e estudo de casos, analisando cenários reais para promover uma rápida tomada de decisão e debates sobre alguns mitos e erros comuns nesta área; avaliação de conhecimentos, recorrendo a questionários e interações para consolidar aprendizagens. Na parte prática (aprendizagem ativa), serão realizados treinos de demonstração com manequim de SBV; simulação de cenários de emergência, com exercícios práticos com encenações realistas e práticas de posições de segurança (ex. Posição Lateral de Segurança); treino com feedback imediato, isto é, supervisão por parte do formador para correção de técnicas e para desenvolver a confiança e capacidade de resposta em situações reais.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; portfólio do trabalho autónomo realizado na ação, em grupo (se aplicado); reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional (1/2Páginas); creditação final de acordo com o regulamento da modalidade.

Bibliografia

INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA (2017 - 2024). Manual de Tripulante de Ambulância de Socorro, Lisboa.NAEMT. Prehospital Trauma Life Support. 9oEdição. Artmed; 2020.CARDOSO, António Óscar Rebelo (1987). Como prevenir alertar e socorrer em qualquer tipo de acidente, 5ª edição, editorial o Livro, Lisboa.ANDLEY, A. et all (2005). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2005 - Adult Basic Life Support and use of automated external defibrillators, Resuscitation (2005) 67S1: S7-S23.INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA (2007). Manual de Técnicas Básicas de Emergência, Lisboa.

Formador

Pedro Miguel Fialho Peixoto

Rui Miguel Henrique da Cunha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 11-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 04-11-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136025/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Mem Martins