
Inteligência artificial na educação turma -2025D-27.DGE
Apresentação
Ainda que a Inteligência Artificial (IA) esteja presente no nosso quotidiano há mais de 50 anos, na sequência do trabalho pioneiro de Alan Turing, e no nosso imaginário por força das narrativas cinéfilas e literárias, foi sobretudo após a disponibilização ao grande público do ChatGPT, em finais de 2022, que a IA se tornou um dos temas do momento na Educação. Os modelos de linguagem e outras ferramentas de IA de generativa, ao mesmo tempo que despertam o receio sobre o seu potencial disruptivo no sistema de ensino, oferecem aos docentes uma ferramenta transformadora, abrindo oportunidades inovadoras para melhorar o processo de aprendizagem e preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e desafiante. Neste curso, iremos abordar as fundamentações teóricas da IA e examinar como ela pode ser aplicada de maneira prática e significativa na sala de aula. Exploraremos casos de uso reais, destacando as potenciais vantagens e desafios. Além disso, forneceremos orientações sobre como projetar atividades de aprendizagem que promovam a compreensão crítica da IA, a sua dimensão ética e a literacia digital e algorítmica dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial 3 horas O que é IA? Breve história da IA Aplicações da IA em diferentes áreas Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação 3 horas Potencial da IA para a educação Benefícios da IA para professores e alunos Desafios e preocupações éticas da IA na educação Proteção de dados e privacidade do aluno. Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação 3 horas Plataformas de aprendizagem adaptativa Chatbots e tutores virtuais Sistemas de reconhecimento de voz e imagem Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA 3 horas Experimentação de diferentes ferramentas de IA Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA 3 horas Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino Ferramentas de IA para avaliação individualizada Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação 3 horas Tendências da IA na educação O papel do professor no futuro da educação com IA Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final 3 horas Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais 4 horas Apresentação dos projetos pelos participantes Feedback e debate sobre os projetos Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Metodologias
O curso funcionará em modalidade de b-learning, com três sessões presenciais (sessões 1, 4 e 8) e 4 sessões síncronas a distância (sessões 2, 3, 5, 6 e 7) No decurso destas sessões serão apresentadas e debatidas estratégias de utilização de tecnologias de inteligência artificial de forma ética e eficaz, visando melhorar a qualidade da educação e o envolvimento dos alunos, sempre que possível partindo de exemplos reais e de estudos de caso. A ênfase será na aplicação prática dos conceitos e das ferramentas, permitindo que os participantes saiam do curso com competências tangíveis para implementar a IA, não apenas nas suas práticas pedagógicas, mas como ferramentas para a preparação de conteúdos educativos digitais de qualidade e a sua personalização A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos, de que se destaca o trabalho final, que será apresentado e discutido na última sessão.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. Trabalho Final: Elaboração de um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula, com os seguintes elementos: o Descrição da ferramenta de IA a ser utilizada o Área curricular e nível de ensino o Objetivos da atividade o Metodologia de aplicação o Recursos necessários o Avaliação da atividade
Bibliografia
1. Azoulay. A. (2018, julho-setembro). Aproveitando o melhor da IA. O Correio da UNESCO, 3, 36-39. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265211_por2. Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/073. Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M. & Forcier, L. B. (2016). Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. https://www.pearson.com/content/dam/one-dot-com/one-dot-com/global/Files/about-pearson/innovation/open-ideas/IntelligenceUnleashed-v15-Web.pdf4. UNESCO. (2019). Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf00003722495. UNESCO. (2023). Inteligencia Artificial¿ Necesitamos una nueva educación? https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386262
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |