157

Inteligência artificial na educação turma -2025D-27.DGE

Apresentação

Ainda que a Inteligência Artificial (IA) esteja presente no nosso quotidiano há mais de 50 anos, na sequência do trabalho pioneiro de Alan Turing, e no nosso imaginário por força das narrativas cinéfilas e literárias, foi sobretudo após a disponibilização ao grande público do ChatGPT, em finais de 2022, que a IA se tornou um dos temas do momento na Educação. Os modelos de linguagem e outras ferramentas de IA de generativa, ao mesmo tempo que despertam o receio sobre o seu potencial disruptivo no sistema de ensino, oferecem aos docentes uma ferramenta transformadora, abrindo oportunidades inovadoras para melhorar o processo de aprendizagem e preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e desafiante. Neste curso, iremos abordar as fundamentações teóricas da IA e examinar como ela pode ser aplicada de maneira prática e significativa na sala de aula. Exploraremos casos de uso reais, destacando as potenciais vantagens e desafios. Além disso, forneceremos orientações sobre como projetar atividades de aprendizagem que promovam a compreensão crítica da IA, a sua dimensão ética e a literacia digital e algorítmica dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. • Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. • Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. • Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; • Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.

Conteúdos

Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial – 3 horas • O que é IA? • Breve história da IA • Aplicações da IA em diferentes áreas • Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação – 3 horas • Potencial da IA para a educação • Benefícios da IA para professores e alunos • Desafios e preocupações éticas da IA na educação • Proteção de dados e privacidade do aluno. • Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação – 3 horas • Plataformas de aprendizagem adaptativa • Chatbots e tutores virtuais • Sistemas de reconhecimento de voz e imagem • Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA – 3 horas • Experimentação de diferentes ferramentas de IA • Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares • Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA – 3 horas • Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino • Ferramentas de IA para avaliação individualizada • Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação – 3 horas • Tendências da IA na educação • O papel do professor no futuro da educação com IA • Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final – 3 horas • Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA • Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto • Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais – 4 horas • Apresentação dos projetos pelos participantes • Feedback e debate sobre os projetos • Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação

Metodologias

O curso funcionará em modalidade de b-learning, com três sessões presenciais (sessões 1, 4 e 8) e 4 sessões síncronas a distância (sessões 2, 3, 5, 6 e 7) No decurso destas sessões serão apresentadas e debatidas estratégias de utilização de tecnologias de inteligência artificial de forma ética e eficaz, visando melhorar a qualidade da educação e o envolvimento dos alunos, sempre que possível partindo de exemplos reais e de estudos de caso. A ênfase será na aplicação prática dos conceitos e das ferramentas, permitindo que os participantes saiam do curso com competências tangíveis para implementar a IA, não apenas nas suas práticas pedagógicas, mas como ferramentas para a preparação de conteúdos educativos digitais de qualidade e a sua personalização A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos, de que se destaca o trabalho final, que será apresentado e discutido na última sessão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua”. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. Trabalho Final: • Elaboração de um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula, com os seguintes elementos: o Descrição da ferramenta de IA a ser utilizada o Área curricular e nível de ensino o Objetivos da atividade o Metodologia de aplicação o Recursos necessários o Avaliação da atividade

Bibliografia

1. Azoulay. A. (2018, julho-setembro). Aproveitando o melhor da IA. O Correio da UNESCO, 3, 36-39. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265211_por2. Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/073. Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M. & Forcier, L. B. (2016). Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. https://www.pearson.com/content/dam/one-dot-com/one-dot-com/global/Files/about-pearson/innovation/open-ideas/IntelligenceUnleashed-v15-Web.pdf4. UNESCO. (2019). Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf00003722495. UNESCO. (2023). Inteligencia Artificial¿ Necesitamos una nueva educación? https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386262

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 02-10-2025
Fim: 27-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123952/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Mem Martins - online