159

VOZ CRIATIVA, LEITURA COOPERATIVA – inteligência emocional e expressão oral diversificada turma -2025D-15.DGE

Apresentação

A Escola precisa de novas formas de lidar com a complexa realidade comportamental e emocional que a desafia todos os dias. O ritmo galopante de actividades e conteúdos, o excesso de estímulos externos e a iliteracia emocional, não favorecem a calma interior necessária a uma interacção tranquila entre alunos e professores. O respeito, por si e pelo outro, parece inalcançável e as naturais capacidades empáticas dos indivíduos definham com o aumento de stress ambiental. As funções "pensar" e "sentir" ficam distorcidas e criam mais entropia. Esta acção fornece aos professores instrumentos para lidarem com três necessidades essenciais ao sistema educativo: a) criar vínculos internos consistentes entre docentes e discentes; b) expressar e partilhar os universos interiores de cada um; c) relacionar o domínio da literatura, escrita e leitura, com a capacidade de pensar, sentir, imaginar e construir a percepção do mundo (individual e colectivo).

Destinatários

Professores dos Grupos 200,210,220,300,310,320,330,340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,300,310,320,330,340 e 350. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Fornecer a teoria e prática para que professores/educadores possam: a) criar dinâmicas de grupo baseadas nas vantagens cooperativas (não competitivas) e promover as capacidades empáticas dos indivíduos. b) amplificar os talentos individuais e as competências sociais com base na expressão oral e corporal. c) desenvolver a imaginação sensível, a inteligência criativa e a autonomia perceptiva. d) promover a auto-validação e recriar a noção de autoria (voz externa e voz interna). e) recriar as noções de objectividade/subjectividade, realidade/ficção, com base nas ligações entre experiência literária e vida quotidiana. f) relacionar expressão racional, emocional e corporal. g) expandir a noção de identidade e a percepção de si e do outro.

Conteúdos

I – (4 horas) - Tecnologia da Escrita e da Leitura: conceitos, preconceitos e contextualização histórica. - Imaginação e Criatividade, introdução aos conceitos-chave: Imaginação Sensível, Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional. - Dinâmicas de Grupo (I) – técnicas de interacção efectiva. - Exercícios práticos introdutórios. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) II – (4 horas) - Significado e Sentido: dimensões abstactas e concretas do conhecimento. Exercícios. - Técnicas de Objectivação e Subjectivação criativa. Exercícios. - Dinâmicas de Grupo (II): técnicas de expressão, confiança e partilha . - Introdução a Técnicas Específicas de Escrita e Leitura Sensorial Criativa: Imaginação Sensível, Tradução Sensorial, Transcriação Poética, Cromatização, Leitura Sonora Sincronizada (nível I). Exercícios individuais e a pares. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) III – (4 Horas) - Significado e Sentido: dimensões lúdicas e terapêuticas do conhecimento. Exercícios. - Introdução a Técnicas Específicas de Escrita e Leitura Operacional Criativa: Repetição-omissão Afectiva, Substituição Selectiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução rítmica e silábica, Prosódia e Expressão corporal sensitiva, Leitura Vogal/Consoante, Leitura Sonora Sincronizada (nível II) - Exercícios individuais, a pares e em grupo. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) IV - (4 Horas) - Sinestesias e Metáforas: a Física Quântica e a Literatura na vida quotidiana. - Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial. Exercícios. - Técnicas de Pedagogia e Investigação Criativa Pré-Conceptual. Exercícios. - Exercícios individuais, a pares e em grupo. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) V – (4 Horas) - Leitura em voz alta Vs Performance Poética (prosa e poesia): técnicas de selecção, transformação e construção do material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e coordenação coreográfica na leitura performativa. Exercícios. - Utilização de materiais performáticos, acústica e percurssão corporal. - Leitura Sonora Sincronizada Combinada (nível III) e Leitura Criativa (selecção, expressão, articulação, sincronia, ritmo, melodia, gesto, som). Exercícios. - Dinâmicas de Grupo (III). Exercícios. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) VI – (5 Horas) Exercícios de Empatia Sonora e Coordenação em Grupo. Técnicas Avançadas de Escrita e Leitura Sensorial Criativa. Exercícios. Técnicas Avançadas de Observação Emocional. Exercícios. - Exposição final: reflexão individual (oral).

Metodologias

Sessões teórico-práticas. Resolução de casos práticos (individual e em grupo). Método expositivo, Socrático, Demonstrativo, Experimental.

Avaliação

Obrigatoriedade de participação em 2/3 das horas de formação. Classificação na escala de 1 a 10 conforme indicado na carta circular CCPFC- 3/2007 – Setembro 2007 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores - Bom 8 a 8,9 valores – Muito bom 9 a 10 valores - Excelente Participação, atenção, disponibilidade, iniciativa, pertinência das intervenções. Materiais produzidos e consciência sobre os mesmos. Exposição final: reflexão individual.

Bibliografia

GALVÃO, Isabel e CABRITA, Sofia - Caderno de Práticas Teatrais para a Aprendizagem da Língua http://cpr.pt/wp-content/uploads/2020/06/Caderno-de-pr%C3%A1ticas-teatrais_Reduzido.pdf• Jean-Marc Lauret - L’art fait-il grandir l’enfant ? Essai sur l’évaluation de l’éducation artistique et culturelle.

Anexo(s)

voz criativa

Início: 03-10-2025
Fim: 24-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127227/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Mem Martins - online