160

Inglês Geral para professores- Didáticas do Inglês para comunicar com sucesso turma -2025D-20.DGE

Apresentação

-Suprir as necessidades de formação dos professores de diferentes áreas e grupos de ensino, (exceto professores de língua inglesa); -Capacitar os docentes com a língua Inglesa num universo de escola global e integradora, onde surgem cada vez mais alunos estrangeiros, cujo veiculo de comunicação privilegiado é o Inglês; -Suprir as necessidades de formação dos professores envolvidos em projetos internacionais onde tenham que comunicar oralmente e/ou por escrito em inglês, ouvir e compreender inglês.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial (exceto dos grupos de línguas estrangeiras)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial (exceto dos grupos de línguas estrangeiras). Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas através do auto teste: https://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/; - Desenvolver estratégias para sentir-se confiante no Inglês de que precisa no dia a dia para os estudos, o trabalho e o lazer; - Comunicar com sucesso em Inglês; - Melhorar as competências de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês

Conteúdos

Serão dados conselhos específicos sobre técnicas de aprendizagem eficazes de forma a que os professores tenham a oportunidade de aprender a comunicar em Inglês com sucesso. Os professores terão a oportunidade de praticar Inglês em situações da vida real, através de trabalhos de grupo e de pares (interação); Os professores trabalharão num sistema de níveis de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR); Para terem noção do seu nível de proficiência linguística aplicar-se-á o teste https://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/. Os professores terão oportunidade de praticar as quatro competências: falar e ouvir, ler e escrever; Os professores farão exercícios que lhes permita um conhecimento prático de gramática e vocabulário (uso da língua): - Colours – Song, vídeo and worksheet “wondelful world” by Louis Armstrong; - Let me intruduce myself- Greetings, Months, Family, Favourite food, Music, Hobbies, Films, Jobs: Interactive worksheet and speaking activity. - Let’s talk about Family: worksheet with speaking cards with promts; - Let’s talk about food: Flashcards on vocabular/ vídeos about food, worksheet with speaking cards. - At the restaurant: ordering food at the restaurant conversation worksheet, Listening skills practice: eating out; complaining at a restaurante; - Holidays and travelling: worksheets with vocabulary- situation for role play: at the airport; at the Hotel; Let’s Talk about tourism. Serão usados materiais didáticos e diversos recursos, nomeadamente uso de recursos audiovisuais da internet para exploração em sessões síncronas e assincronas, tais como filmes, sites, canções, jogos, fichas; Privilegiar-se-á o trabalho colaborativo entre pares de forma a potenciar a troca de experiências pedagógicas.

Metodologias

A ação terá a modalidade de curso de formação on-line com sessões síncronas via zoom e assíncronas, através da plataforma Classroom. O curso é teórico/prático com algumas introduções/reflexões teóricas e consequente aplicação prática.

Avaliação

A avaliação será quantitativa numa escala de 1 a 10 valores, com critérios definidos pela Comissão Pedagógica e de acordo com a legislação em vigor

Bibliografia

https://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/https://www.youtube.com/watch?v=rBrd_3VMC3chttps://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Verb_to_be/Let_me_introduce_myself_lg514778lqhttps://en.islcollective.com/english-esl-worksheets/grammar/questions-interrogative/lets-talk-about-family/1988https://en.islcollective.com/english-esl-worksheets/grammar/questions-interrogative/lets-talk-about-food/1995

Formador

Rita Graça Zurrapa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 28-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
6 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 26-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
9 28-11-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
10 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
11 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 10-10-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134491/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ES Mem Martins/online