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RESPONSÁVEIS INTERMÉDIOS NA ESCOLA - LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS turma -2025D-22.DGE

Apresentação

Uma das necessidades de formação diagnosticada junto de escolas associadas a este Centro de Formação diz respeito a um conjunto de aprendizagens relacionadas com a liderança e gestão de equipas, no sentido de optimi- zar funções de coordenação de equipas (departamentos curriculares, BE/CRE, ...) e direcção de turma. Estas aprendizagens tornam-se necessárias devido às mudanças preconizadas para a gestão das escolas e quanto ao papel que se espera de todos os responsáveis pela gestão de grupos, no que se refere ao trabalho de fa- cilitação, condução e avaliação dos mesmos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Problematizar as dimensões associadas à liderança nas escolas, identificando o papel dos responsáveis inter- médios na implementação do projecto educativo. - Desenvolver competências associadas à gestão, motivação e envolvimento de grupos e equipas. - Desenvolver princípios de organização do tempo individual e do grupo.

Conteúdos

A Liderança dos Responsáveis Intermédios (4 horas) - Traços e competências do líder - Atribuições funcionais e liderança nos responsáveis intermédios - Competências de gestão - definição de perfil e auto-diagnóstico - Plano de melhoria individual Avaliação de Desempenho - pressupostos e feedback (6 horas) - A função e responsabilidades do líder na avaliação e gestão do desempenho - A explicitação dos desempenhos esperados - O feedback do desempenho - A entrevista de balanço Comunicação e Gestão de Conflitos (3 horas) - Tipos de conflitos - Estilos de actuação em situação de conflito - Atitudes comunicacionais e impacto na qualidade da relação - A escuta activa - A assertividade Trabalho em Equipa (3 horas) - Dimensões de uma equipa de sucesso - Avaliação do estilo de liderança face à maturidade da equipa - A decisão nos diferentes tipos de equipa - Atribuição de papeis, responsabilização e controlo Condução de Reuniões (3 horas) - Tipos de reuniões - Estilos de condução de reuniões - Fases da reunião - Gestão das dinâmicas - Dimensões processuais e organizativas - Controlo da implementação das deliberações e decisões Gestão do Tempo (3 horas) - Estilos de gestão do tempo - auto-diagnóstico - Definir objectivos e prioridades - Organizar actividades mensais, semanais e diárias - A relação com os outros e a gestão do tempo Gestão da mudança (3 horas) - Mudança e inovação nas escolas - A mudança como processo psicológico e emocional - Tipos de resistência face à mudança - Fases do processo de mudança - Comunicar a visão / estabelecer metas e objectivos para a mudança - Conduzir a mudança: da participação à transformação

Metodologias

A metodologia de formação assenta na reflexão e discussão dos modelos teóricos apresentados, com base na realidade profissional dos participantes. A discussão dos conceitos e dos pressupostos teóricos será complemen- tada com exercícios individuais e de equipa, estudos de caso e elaboração de planos de acção visando a interven- ção no contexto organizacional de cada formando.

Avaliação

O curso terá um regime de avaliação contínua, que visará a participação dos formandos nos momentos de re- flexão e discussão de estudos de caso e nos exercícios individuais e de equipa e, fundamentalmente, a elabora- ção de um plano de acção a implementar na gestão da equipa. Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 0 a 10 valores, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro.

Bibliografia

- Cunha, Miguel Pina e Rego, Arménio (2005). Liderar. Lisboa: D. Quixote- Goleman, Daniel, Boyatzis, Richard, McKee, Annie (2002). Os Novos Líderes - A Inteligência Emocional nas Organizações. Lisboa: Gradiva- Jesuíno, Jorge Correia. Liderança. Lisboa: Presença- Bergamini, C. (1991). Motivação. São Paulo: Atlas- Whetten, Cameron. Developing Management Skills. New Jersey: Prentice Hall

Início: 23-09-2025
Fim: 11-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123582/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Mem Martins