
Competências Digitais Para os Professores de Línguas Estrangeiras turma -2025D-24.DGE
Apresentação
RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO: PROBLEMA/NECESSIDADE DE FORMAÇÃO IDENTIFICADO Não podendo e não devendo ignorar o digital, professor deverá apoderar-se dele e a torná-lo pertinente também nas situações de ensino e de aprendizagem, cumprindo assim com o seu dever de formar e educar para os nossos dias e para que os alunos sejam digitalmente competentes, como preconizado pelo Perfil do Aluno. Esta oficina de formação pretende capacitar os professores de Língua Estrangeira para a realização de recursos educativos digitais, e sua avaliação, no que se refere ao desenvolvimento nos alunos de capacidades inerentes no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras. Neste sentido far-se-á corresponder o estudo e o domínio de ferramentas digitais para a criação e avaliação de RED que sejam pertinentes para o desenvolvimento da oralidade e da escrita.
Destinatários
Professores dos Grupos 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
Pretende-se nesta oficina de formação dotar os formandos de capacidade de: 1. Criar, selecionar, proteger recursos digitais para o ensino das LE, ao nível da oralidade e da escrita. 2. Fomentar a aprendizagem colaborativa, com recurso aos meios digitais 3. Com o foco apenas na avaliação formativa, e com recurso a plataformas online criar recursos digitais que facilitem todo o processo da avaliação formativa desde a sua aplicação ao feedback; 4. Saber gerir plataformas de ensino a distância potenciadoras de inclusão e também do acompanhamento diferenciado e próximo dos alunos.
Conteúdos
Apresentação do grupo de trabalho; Apresentação da Oficina de formação: Tema e conteúdos; Avaliação; Procedimentos organizativos; Apresentação da plataforma wiki de suporte ao trabalho desta oficina de formação; Criação ou edição de uma conta Google; Apresentação dos materiais de suporte teórico desta formação; Edição de uma página na plataforma wiki por cada um dos formandos. Avaliação de recursos educativos digitais existentes, com base na sua proficiência ao nível das capacidades desenvolvidas nos alunos (HOTS/LOTS) interatividade, pertinência, aplicabilidade.Criar recursos digitais para a oralidade com base em plataformas online, ex.: TTSReader, entre outras e programa Audacity. Criação de recursos digitais para o desenvolvimento de vocabulário e escrita: Toglic, Storybird, Storyboardthat, entre outras. Proteção dos recursos educativos digitais As licenças Creative Commons (CC).Utilização dos Google Docs e da plataforma wiki; Reflexão: Potencialidades da escrita colaborativa. Apresentação de plataformas para a criação de testes/ questionários online: Google Forms; Socrative; Kahoot; ToglicApresentação das plataformas online Google Classroom/ Schoology Abertura de um curso na plataforma Schoology. Inscrição dos formandos; Criação de grupos; Publicação de recursos de diversa tipologia; Publicação de testes; AcompanhamentApresentação dos trabalhos realizados em formato digital, publicação na plataforma wiki de suporte à formação; Entrega do relatório de acompanhamento da oficina de formação; o personalizado e feedback ao trabalho realizado.
Metodologias
Presencial: Em cada módulo alterna-se entre sessões presenciais e a distância com vista ao desenvolvimento dos conteúdos apresentados. As sessões, quer presenciais, quer aquelas acompanhadas à distância terão um carácter teórico-prático. O acompanhamento dos formandos à distância far-se-á em regime de comunicação assíncrona, através de posts na wiki acima referida e do correio eletrónico. Também os formandos poderão, se assim o entenderem, comunicar entre si, partilhando reflexões, dificuldades e sucessos, através do método assíncrono acima já descrito. Ainda do ponto de vista metodológico pretende-se realizar uma formação o mais individualizada possível, partindo do princípio de que cada formando terá o seu nível de desempenho, diferente de todos os outros no que se refere às competências digitais. Trabalho Autónomo: Registo de conclusões da sessão presencial; Partilha de outros recursos Educativos Digitais (RED) para a oralidade e para a escrita na plataforma wiki. Criação de um recurso com uma das plataformas ou programa apresentados nas sessões presenciais; Sua publicação na wiki. Contextos de utilização da escrita colaborativa: Criação de uma atividade/projeto que envolva a utilização de escrita colaborativa Criação e partilha no grupo de um questionário online e feedback das respostas ao mesmo; Elaboração de um relatório sobre as potencialidades e fragilidades destas plataformas no acompanhamento individualizado dos alunos. Elaboração do Relatório final de acompanhamento desta oficina de Formação- referência a: Processo de desenvolvimento da mesma; Conteúdos; Mais-valias para a prática letiva;
Avaliação
A avaliação terá incidência na participação das sessões conjuntas presenciais e sessões de trabalho à distância na realização do e-portefólio sobre as experiências realizadas. Os trabalhos produzidos pelos formandos, atrás mencionados, bem como a assiduidade e a participação na acção serão avaliados em termos quantitativos, na escala de 1 a 10, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007 e o estipulado no n.º 3 do art.º 13º do RJFCP.
Bibliografia
Lucas, M., & Moreira, A. (2017). DigComp 2.1: quadro europeu de competência digital para cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA Redecker, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775 EN. Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017, ISBN 978-92-79-73494-6, doi:10.2760/159770, JRC107466 http://erte.dgidc.min-edu.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/taccleportugees.pdf (acedido a 5 de fevereiro de 2019 https://www.webarchive.org.uk/wayback/archive/20140614115719/http://www.jisc.ac.uk/media/documents/programmes/elearning/digiassass_eada.pdf (acedido a 5 de fevereiro de 2019) http://erte.dgidc.min-edu.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/finalreport_alexandraduarte.pdf (acedido a 5 de fevereiro de 2019) https://www.slideshare.net/PiLNAfrica/a-basic-guide-to-open-educational-resources-oer (acedido a 5 de fevereiro de 2019)