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COMO LER E PORQUÊ? - Didáctica da Literatura: ensino-aprendizagem turma -2025D-33.DGE

Apresentação

Atravessamos um tempo adverso ao livro e, em especial, adverso à literatura. Essa adversidade assenta num complexo cultural e ideológico que alienou a literatura e as humanidades do âmago do ensino. As Humanidades sofreram um processo de secundarização gradual, sem que tenham sido asseguradas competências básicas de discurso escrito e falado, de capacidade inferência e de consciência social e cidadã. A lógica textocêntrica que deveria presidir à prática da leccionação do português, com o texto literário e o texto poético, como alfa e ómega da motivação foi substituída pelos meios audiovisuais (tablet, ebook, Google, chatgpt) conduzem a uma cultura de grau zero. A leitura e a escrita diluíram-se no contexto das práticas escolares e os alunos vão acumulando dificuldades de redacção, de expressão conceptual e de abstracção, fruto da literalização infantilizante (Steiner). É urgente divulgar métodos e estratégias de leitura do texto literário, através das quais, em clave interliterária e intertextual, os jovens possam fruir da estética dos textos, reconhecendo os diversos níveis de concretização estética da língua literária, desde o rimance ou a lenda, o teatro ou o conto, posto que o universo mítico e o substrato simbólico define a adolescência como "idade romântica" (Vigotski). Assim, visamos articular, com base nos programas, textos do cânone escolar com outros que, fora dele, podem enriquecer as aulas, alargando o universo cultural de quem ensina e de quem é ensinado.

Destinatários

Professores dos grupos 200, 210, 220 e 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220 e 300.

Objetivos

Alargar universo cultural dos docentes; Sensibilizar para a ética e estética do literário; Relacionar a literatura/ o português com áreas afins em clave interdisciplinar; Promover a reflexão para agir conscientemente; Considerar que a literatura é repositório de valores de cidadania essenciais num tempo violento e alienante; Despertar para um ideal de ilustração na profissão de professor.

Conteúdos

O MITO, A LENDA, A SAGA, A GESTA. [Como levar os adolescentes a descobrir o herói. Conteúdos simbólicos de três tipos de texto: o conto, o teatro, a poesia) ● Romanceiro Popular português, de Garrett, um rimance; ● A questão do fantástico e do sobrenatural numa narrativa de Herculano; ● O teatro na escola: a cena da emoção, o rigor da razão. ● DO VIVIDO AO PENSADO: COMO MOTIVAR PARA LECCIONAR BEM AUTORES COMO GIL VICENTE, SOPHIA DE MELLO BREYNER, POETAS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS? ● Quando um aluno descobre o simbólico! O caso da leitura de o cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner. A viagem, o esotérico, o herói em processo, a simbologia do tempo e dos lugares. Iniciação à ideia de cavalaria. Uma proposta arrojada. Os Lusíadas: uma máquina da linguagem. Uma viagem ao mundo interior do coração humano: O Gama desce aos infernos e enfrenta Adamastor. ● Ritmos, métrica, rigor, trabalho do verso: aprendizagem da poesia como investigação das relações entre som e sentido. ● O teatro vicentino: o professor descobre a tese oculta do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente (1564-1536). COMO LER E PORQUÊ? ● Documentário sobre o nosso tempo: tudo importa saber para aulas vivas. The Fog of War, Um documentário. Relações do português com factos históricos. O texto é: textualidade, trama, tecido (da história) ● Do trovadorismo (3 géneros) à narrativa de Fernão Lopes. a hipotipose. ● Do Camões lírico ao ideal de epopeia moderna (Pessoa e Mensagem ou a questão do clinamen) ● Da poesia: o poeta é construtor de mundos possíveis. de camões a cesário, de antero a pessoa e o tema do mal, obsessão da modernidade. ou: quando se lê os textos fora dos lugares-comuns; ● Poetas contemporâneos: que é poesia?? como aplicar a analuse metódica? a gramática, preciosa área para chegar à estilística é ideologia dos textos. ● Revisão de problemas: a literariedade, o código, o contexto, a ambiguidade.

Metodologias

Sessões teórico-práticas.

Avaliação

A avaliação dos formandos que participem em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação terá em conta a: Participação e o trabalho desenvolvido nas sessões de formação. Elaboração de um relatório individual de reflexão crítica.

Bibliografia

COELHO, Jacinto do Prado. A educação do sentimento poético, Lello, Porto, 1994.GUSMAO, Manuel. Tatuagem & Palimpsesto - da poesia e dos poetas, Assírio & Alvim, lx, 2010.MOURÃO-FERREIRA, David. Tópicos Recuperados, Caminho, 1992.MORÃO, Paula. Viagens na terra das palavras, Cosmos, lx, 1995.SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. As Humanidades, O Ensino da literatura, os Estudos Culturais e a política de língua portuguesa, Almedina, Coimbra, 2010.

Início: 06-10-2025
Fim: 10-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123510/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 16 h
Local: A.E. Leal da Câmara