
A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) aplicada ao ensino e aprendizagem turma - 2025D-39.DGE
Apresentação
Desde novembro de 2022, altura em que surgiu a versão 3.5 do ChatGPT, que instituições de ensino de todo o mundo tentam perceber as profundas implicações que esta nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) está a trazer para todo o processo de ensino e aprendizagem. Professores, alunos e instituições estão assustados e começam por criar regras de limitação e proibição sem se terem apercebido do seu real potencial. Esse deverá ser o caminho. A inteligência artificial está a tornar-se cada vez mais predominante na nossa sociedade e continuará a transformar muitos aspectos das nossas vidas. Como tal, é crucial que os professores do ensino básico e secundário adquiram uma compreensão básica da IA e do seu funcionamento. A introdução de conceitos de IA numa fase inicial pode ajudar a desmistificar a tecnologia e a aliviar receios ou suposições infundadas. Os docentes devem aprender princípios fundamentais como o funcionamento das aplicações com IA. Também é essencial discutir considerações éticas sobre preconceitos, transparência e responsabilidade. Os alunos precisam pensar de forma crítica sobre como a IA deve ou não ser utilizada para uma sociedade mais equitativa com oportunidades de acesso universal. Para além destes pressupostos mais conceptuais, a experiência prática de trabalhar com modelos e ferramentas de IA vai permitir aos professores que se tornem criadores, e não apenas consumidores, de tecnologia de IA.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Compreender os conceitos básicos de IA, seus benefícios e desafios para a educação e a sociedade. 2. Explorar as aplicações e as potencialidades da IA para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem, personalizar o currículo e apoiar a inclusão e a equidade. 3. Desenvolver competências e valores humanos essenciais para interagir com a IA de forma crítica, criativa e ética, tais como pensamento computacional, resolução de problemas, colaboração e cidadania digital. 4. Experimentar ferramentas e recursos de IA para criar projetos educativos inovadores e significativos, envolvendo os alunos em atividades de aprendizagem baseadas em jogos, simulações e narrativas. 5. Refletir sobre as implicações éticas, legais e sociais da IA na educação e na vida, e promover o diálogo e a participação dos alunos e das comunidades escolares nessas questões. 6. Avaliar o impacto da IA na educação e no futuro do trabalho, e identificar as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento profissional dos professores e a transformação dos sistemas educativos.
Conteúdos
1. Compreender os conceitos fundamentais da inteligência artificial e as suas aplicações na educação. 3 horas ● Introduzir os princípios fundamentais da IA, incluindo a aprendizagem automática, o processamento de linguagem natural e a visão computacional. ● Discutir as várias formas como a IA está a ser utilizada na educação, como a aprendizagem personalizada, a tutoria adaptativa e a avaliação automatizada. ● Explorar os benefícios e desafios da IA na educação. 2. Desenvolver uma compreensão crítica das considerações éticas que envolvem a IA na educação. 3 horas ● Examinar os potenciais preconceitos e discriminação que a IA pode introduzir nos sistemas educativos. ● Discutir a importância da transparência e da responsabilidade nas ferramentas educativas alimentadas por IA. ● Aprender a avaliar os sistemas de IA em termos de justiça, equidade e responsabilidade social. 3. Identificar e avaliar ferramentas e recursos de IA que possam ser integrados nas salas de aula do ensino básico e secundário. 8 horas ● Explorar uma variedade de ferramentas e plataformas educativas baseadas em IA, tais como sistemas de tutoria inteligente, software de aprendizagem adaptativa e chatbots. ● Desenvolver um quadro para avaliar a eficácia e a adequação das ferramentas de IA para contextos educativos específicos. ● Aprender a integrar as ferramentas de IA nas práticas de ensino existentes. 4. Conceber e implementar experiências de aprendizagem personalizadas utilizando ferramentas alimentadas por IA. 5 horas ● Compreender os princípios da aprendizagem personalizada e o modo como a IA pode ser utilizada para adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos. ● Aprender a recolher e analisar dados dos alunos para informar intervenções de aprendizagem personalizadas. ● Conceber e implementar actividades de aprendizagem personalizadas utilizando ferramentas de IA, tais como plataformas de aprendizagem adaptativa e sistemas de tutoria inteligentes. 5. Promover o envolvimento e a motivação dos estudantes através de experiências educativas baseadas em IA. 3 horas ● Explorar o modo como a IA pode ser utilizada para criar experiências educativas envolventes e interactivas. ● Aprender a integrar jogos, simulações e realidade virtual de IA no currículo do ensino básico e secundário. ● Desenvolver estratégias para utilizar a IA para personalizar o feedback e prestar apoio em tempo real aos alunos. 6. Preparar os alunos para o futuro do trabalho e da vida num mundo cada vez mais impulsionado pela IA. 3 horas 1. Ensinar aos alunos os conceitos básicos da IA e a forma como esta está a transformar diferentes sectores. 2. Desenvolver competências de pensamento crítico para avaliar os conteúdos gerados pela IA e identificar potenciais preconceitos ou manipulações. 3. Incentivar os alunos a desenvolverem a criatividade, a resolução de problemas e as competências de colaboração, que são essenciais para o sucesso na economia impulsionada pela IA.